11º
Precipitação: 0%
Humidade: 65%
Vento: 8 Km/h
Email

Festas e Romarias

A freguesia de Pedroso e Seixezelo é composta por duas paróquias: a Paróquia de São Pedro de Pedroso e a Paróquia de Santa Marinha de Seixezelo.
Em Pedroso, celebra-se a festa de São Pedro, no dia 29 de junho (dia de São Pedro e São Paulo), realizando-se a Assembleia Paroquial. Esta resume-se a uma eucaristia realizada na Igreja Matriz, o Mosteiro de Pedroso, onde é convidada a participar toda a comunidade cristã, pois são apresentados à mesma os responsáveis das várias áreas da Igreja. Quando o dia 29 de junho é um domingo, normalmente, realiza-se uma das Profissões de Fé da paróquia.

O Mosteiro de Pedroso, igreja matriz da paróquia e ex-libris da freguesia, tem como padroeiro o São Bento por se tratar de um antigo mosteiro da Ordem de São Bento. Por isso, no segundo fim-de-semana de julho, é celebrada a festa em honra de São Bento.
Devido ao grande número de capelas existentes em Pedroso, o número de festas e romarias é bastante elevado. De fevereiro a agosto a Paróquia de São Pedro de Pedroso está em festa.

A Capela de Santa Marinha de Lamaçães, em Pedroso, tem como santo padroeiro o São Brás cujo dia se celebra a 3 de Fevereiro. Esta comunidade realiza a festa em honra do seu santo padroeiro no fim-de-semana imediatamente seguinte ao dia 3. Ainda em fevereiro, é realizada uma celebração em honra dos Pastorinhos de Fátima (Francisco e Jacinta Marto), no dia 20 de fevereiro. Sendo esta uma comunidade muito devota de Nossa Senhora, no fim-de-semana seguinte ao dia 13 de maio, realiza a festa em honra de Nossa Senhora de Fátima. Esta comunidade realiza, ainda, a festa litúrgica de Santa Marinha no dia 18 de julho.

A festa em honra de Nossa Senhora do Monte realiza-se na Capela de Nossa Senhora do Monte, em Pedroso, no domingo de Pascoela (domingo imediatamente seguinte à Páscoa). É, portanto, uma festa com data móvel.

Na Capela da Venda Nova, em Pedroso, celebra-se, anualmente, a festa em honra de Nossa Senhora da Hora, em maio, por norma. Esta é uma festa com data móvel uma vez que, tal como outras, depende da data da Páscoa. É de grande importância para a paróquia, uma vez que se trata da capela mais antiga da freguesia e que, segundo consta, chegou a ser a Igreja de Pedroso na época em que o mosteiro era pertença da Quinta e, portanto, de propriedade particular.

A festa em honra do Senhor dos Aflitos, na Capela com o mesmo nome, em Pedroso, celebra-se, normalmente, no primeiro ou segundo fim-de-semana de junho.

A Capela de Tabosa tem como padroeiro o São João. Devido ao elevado número de festividades relacionadas este santo nos dias 23 e 24 de junho, esta comunidade realiza a festa em honra do santo no fim-de-semana seguinte à data.

A Capela do Outeiro, em Pedroso, tem como padroeiro São José. Aí é celebrada uma eucaristia no dia 19 de março, Dia do Pai e de São José, embora a festa em sua honra se realize, apenas, no primeiro fim-de-semana de julho.

Na Capela de Alheira, em Pedroso, venera-se São Cristóvão e a festa em sua honra realiza-se, por norma, no quarto fim-de-semana de julho.

No dia 15 de agosto, a Igreja Católica celebra a Assunção de Nossa Senhora. Assim, na Capela da Senhora da Saúde, em Pedroso, realiza-se a festa em honra de Nossa Senhora da Saúde, sendo esta uma grande romaria, dado que, nos dias da festa, muitos são os peregrinos que chegam ao local.

Sendo o dia 24 de agosto dia de São Bartolomeu, no fim-de-semana imediatamente seguinte a este dia, celebra-se a festa em honra deste santo na capela com o seu nome. É com esta festa que se encerra o período de festividade da paróquia.

Além das festas religiosas indicadas existem, ainda, pela freguesia alguns arraiais como o São João da Paradela, o São João do Curro e São João de Leirós.

Em Seixezelo, a padroeira é a Santa Marinha e, no fim-de-semana seguinte ao dia 18 de julho, realiza-se uma eucaristia em honra desta santa. No entanto, há alguns anos que esta festa não tem arraial.


Datas das festas e romarias para o ano de 2017
  • 05 de fevereiro – São Brás (Santa Marinha, Pedroso)
  • 23 de abril – Nossa Senhora do Monte (Senhora do Monte, Pedroso)
  • 30 de abril – Santo Isidoro (Afonsim, Pedroso)
  • 14 de maio – Nossa Senhora de Fátima (Santa Marinha, Pedroso)
  • 28 de maio – Nossa Senhora da Hora (Venda Nova, Pedroso)
  • 04 de junho – Senhor dos Aflitos (Senhor dos Aflitos, Pedroso)
  • 02 de julho – São João (Tabosa, Pedroso)
  • 09 de julho– São José (Outeiro, Pedroso)
  • 16 de julho – São Bento (Mosteiro, Pedroso)
  • 23 de julho – Santa Marinha (Seixezelo)
  • 30 de julho – São Cristóvão (Alheira, Pedroso)
  • 15 de agosto – Nossa Senhora da Saúde (Monte Murado, Pedroso)
  • 27 de agosto – São Bartolomeu (São Bartolomeu, Pedroso)
© 2014 Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo